Plano do Governo busca a redução no preço dos veículos populares novos
No dia 25 de maio, data que celebra o Dia da Indústria, o Governo Federal anunciou um plano para diminuição dos preços dos carros populares novos. No projeto, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do PIS/Confins serão reduzidos de 1,5% a 10,96% para os automóveis com preço final de até R$ 120 mil.
A intenção do programa é que a redução dos tributos federais aumente a produção dos carros populares. A eventual redução dos preços dos veículos estimularia o setor automobilístico. O vice-presidente, Geraldo Alckmin, anunciou que serão levados em conta três fatores:
- Social
- Ambiental
- Densidade Industrial
Desse modo, a variação na porcentagem de queda do preço do veículo depende desses três critérios. O social refere-se ao preço; já o ambiental à poluição e à eficiência energética; quanto à densidade ambiental, é relativa ao maior número de componentes nacionais.
A retomado do setor automobilístico se tornou uma das maiores metas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). Relativo à proposta, Alckmin afirmou que é “transitória e [voltada] para esse momento”.